panorâmicas

panorâmicas
a evolução do homem

terça-feira, 30 de setembro de 2008

programa eleitoral

crtl-c crtl-v do blog do casseta e planeta

detalhe delicado

detalhe de uma flor de peônia, de simon koopmann

só pra constar...

(piadas de última hora no caceta e planeta)

futebol: káká volta, mas cocô continua

crise internacional ainda não chegou no brasil, mas já comprou passagem

festa da democracia: brasileiro comemora o fim do horário eleitoral (essa é ótima)

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

tim e festim

já fui cliente da global telecom, virou vivo, saí. já fui cliente da claro. sou cliente da tim. sou cliente da oi. tá na hora de entrar uma nova operadora no mercado. porque continuo insatisfeita, tô precisando mudar. se bem que, se mudar, vai ser mais uma pra falar mal. inspirada nos contratempos de um tal amigo macuco (http://www.macucomagazine.blogspot.com/), resolvi contar minhas peripécias na tim.

adquiri o tim connect fast para substituir meu velox, que não estava funcionando. o motivo por ele não estar funcionando, eu conto um dia desses. leia a seguir algumas façanhas...

1) como o próprio nome diz, o sistema é de conexão rápida, porque, como bem consta no meu modesto inglês, fast é rápido, até prova em contrário. claro que emails com mais de 8Mb não entram, páginas demoram a carregar, e você se acostuma a fritar um ovo enquanto espera seu email abrir, lavar a louça do almoço enquanto a página de notícias fica legível. numa das inúmeras tentativas em reclamar, a atendente me pediu pra abrir uma determinada página da internet, que lógico, eu já estava acostumada, demorou abrir. ela, impaciente, questionou: 'a sra está fazendo o que eu solicitei? porque está demorando tanto'... claro, um serviço fast não poderia ser mais lento.

2) questionei então sobre o nome, que de tim connect fast deveria ser mudado para tim connect sloooooowwwww. a atendente, lendo como sempre, respondeu: 'sra, o nome fast não diz respeito a velocidade, diz respeito a praticidade'. ah bom. perguntei se aquilo que ela estava falando também seria gravado (porque dizem que as ligações são gravadas), ela respondeu: 'não sra. só gravamos aquilo que interessa.'

3) fiz então uma queixa escrita no site, sobre a qualidade do serviço e do atendimento. em cinco dias ficaram de me retornar. retornaram, com a seguinte manobra estratégica:
- atendente: 'sra, boa noite, shhh, shhh alô, sra?'
- eu: 'boa noite, pois não.'
- atendente: 'sra, shhhh, alôoow, alô, sra, não estou lhe ouvindo. vá pra uma área onde haja melhor recepção.'
(caminhei até o meio da avenida)
- atendente: 'sra, não estou lhe ouvindo, shhh, alô, alô, sra. a ligação está ruim.
- eu: 'mas eu ouço perfeitamente'
- atendente: 'a sra está me ouvindo mas eu não estou lhe ouvindo sra, alô, vou considerar como encerrado o assunto da sra de protocolo 138787990'
(desligou)

(entenda que o shhhhh, não era um chiado telefônico, era um chiado de boca mesmo)
(depois vim descobrir que a mesma ligação com chiado ocorreu com mais dois conhecidos)
(se bem que pela última resposta do atendente, ele me ouviu direitinho, não?)

4) escrevi outra mensagem de reclamação no site:

"prezados srs. da tim. estou muito muito muito insatisfeita com os serviços da tim e no próx dia 15/07 qdo vence meu período de um ano de mudança de plano (tim brasil 250) efetuarei com prazer o cancelamento definitivo da minha linha e migração para outra operadora. fui bastante mal atendida e extremamente mal conduzida em reclamação no *144. mais ainda, me sinto tratada como idiota quando os atendentes ligam em resposta as reclamações e acham que acredito que eles não estão me escutando e ficam, "alô, sra, alôôôw, sra, a ligação está ruim, não estou ouvindo, alô, não estou ouvindo, alô, sra, vá para um lugar melhor, alô, não melhorou, vou desligar... piiiiii..." isso já me aconteceu duas vezes e a mais duas pessoas conhecidas. é simplesmente ridículo, repito r-i-d-í-c-u-l-o. quantos anos vocês têm? atitudes como esta de vocês só reforçam a precária qualidade dos serviços prestados. por essas, e outras tantas razões que estou reclamando por aqui. infelizmente, além do celular, tenho um timweb que terei que aturar até março de 2009, porque senão fosse a multa exorbitante já teria cancelado na primeira semana em virtude do serviço ruim, lento e incompetente que oferecem. espero que entem em contato para que possamos conversar como cliente-empresa adultos, mas por favor, se for para ligar e fingir que não me ouvem e considerar após a ligação "contato tentado sem sucesso", por favor, me deixem em paz. maria fernanda."

(nem retornaram a ligação, nem a mensagem. considerando que eu pedi que se fossem repetir a atitude anterior, me deixassem em paz, definitivamente, me deixaram em paz)

5) passei então a receber inúmeras mensagens no celular e no email, sobre um leilão de carros. quanto eu devia apostar, quanto eu tinha pra receber, quanto estavam as apostas, 'vamos, é sua chance de ganhar'. uma invasão sem limites da privacidade. liguei uma vez e pedi pra cancelar o serviço. nada. liguei de novo. a atendente garantiu que o serviço estava sendo desativado. até o final daquele dia, recebi mais cinco vezes a mensagem do leilão tim. sentei. escrevi.

"a tim mudou o ramo de atividade? acho sim, porque ao invés de receber resposta as minhas reclamações, solução para meus problemas com celular ou assuntos relacionados com a telefonia móvel, recebo no mínimo duas mensagens por dia sobre um programa de leilão de veículos, que a propósito, não me interessa. afinal, vocês viraram uma montadora, ou continuam sendo a pior empresa de telefonia móvel do brasil? se eu quiser comprar um carro, com certeza, será numa empresa de veículos, afinal, se o carro que vocês leiloam, for tão bom quantos seus serviços, fico na esquina de casa, com o carro na mão. ou quem sabe, estou enganada, talvez, os novos modelos de celulares da tim tenham rodinhas e vocês chamam eles de carros."

(ligaram pra chiar no telefone aquele dia, atendi, shhh, desliguei)

6) encontrei um amigo e contei minha insatisfação e que queria cancelar o serviço da tim. ele me alertou que o cancelamento é a parte mais difícil. que o jeito é usar de artifícios. liguei, disse que ia embora do país em uma semana e precisava transformar o celular de pos-pago para pré-pago. assim, quando desistisse de cliente tim, parava de colocar crédito e em seis meses estava tudo terminado. terminou.

7) recebi a minha conta da internet. 150% a mais no valor por eu ter ultrapassado 25% da cota máxima. liguei pra reclamar, a atendente lamentou minha insatisfação. já de todo irritada, perguntei:
- eu: 'esta ligação está sendo gravada?'
- atendente: 'sim sra, para sua segurança.'
- eu: 'ah, que bom, então grava aí, eu odeio a tim, boa tarde, até logo.'

(maria fernanda)

bossa nova!




ontem, fui a um lual, cuja banda principal convidada, nós 4 (www.myspace.com/nos4brasil), de recife, tocou linda e maestralmente, de bossa nova a rock, de mpb a queen e nelly furtado, gilberto gil, jorge ben jor, bob marley, o que se quiser. o lual começou cheio, e meia hora depois de iniciado o show, havia bastante espaço sobrando. num pequeno suspiro da banda, escuto a frase desesperada de alguém em desagrado, ''chega bandinha, vamos agora tocar um pagode, parangolé, psirico''. affff. se mate!!! canções como 'desce com a mão no tabaco' (e neste caso tabaco não significa fumo), 'vaza canhão, vaza canhão' (e neste caso canhão não significa armamento militar), 'comer meu cuelinho' (e neste caso cuelinho não se escreve com 'o'), 'chupa, chupa, chupa que é de uva' (e neste caso uva não significa fruta) são preferência nacional nos dias de hoje. mas mesmo com essa frase solitária e infeliz do meu colega, a boa música se estendeu por duas horas, quando, lamentavelmente, chegou a hora de se despedir.

madrugada de domingo adentro e eu fuçando blogs e baixando músicas e fotos pro computador, a rede globo presenteia meu final de final de semana com o especial bossa nova, tão maravilhoso. e tão tarde por quê? por que não num sábado as três da tarde? enfim, essas preferências das telecomunicações definitivamente não competem a mim. de qualquer modo, me fizeram voltar aos anos em que fui apresentada à bossa nova, ainda adolescente. cantei alto e aplaudi, certa que mais meia hora de show e a vizinha ao lado daria uma vassourada na parede. a única coisa que faltou (e isso pode ser considerado uma falha grave), foi relembrar não somente o merecidamente tom jobim, mas também meu querido joão gilberto, o detentor dos créditos da criação.

de qualquer modo, a bossa nova está comemorando 50 anos e eu estou explodindo. na verdade, não me ocorreu publicar nada antes (outra falha grave), mas hoje, depois de um final de semana de boa música, não ia conseguir dormir sem antes dizer, quanto eu te amo bossa nova!!!




http://pt.wikipedia.org/wiki/Bossa_nova (um site de conteúdo ainda duvidoso mas nesse caso, bem completo)
http://www.salesdantas.com/noticias.php?id=3756 (notícias)

(maria fernanda)

domingo, 28 de setembro de 2008

sombras

dá trabalho e rende paciência fazer uploads de vídeos, mas esse vale cada segundo.

sábado, 27 de setembro de 2008

capelas


br 232 - salgueiro - recife




br 428 - santa maria da boa vista - cabrobó




br 428 - lagoa grande - santa maria da boa vista




ba 210 - juazeiro - curaçá




ba 210 - juazeiro - curaçá




via principal do projeto senador nilo coelho c3/n7/n8/n11




br 116 - cabrobó - salgueiro




br 122 - petrolina - lagoa grande

já vinha reparando isso há algum tempo. é notável à beira das estradas daqui do nordeste (porque honestamente não me lembro dessa manifestação singela quando morava em curitiba) a construção de pequenas capelas. informada a respeito, soube que representam cada uma delas, o local onde alguém faleceu no acostamento das estradas. faço o trecho cabrobó-petrolina pelo menos uma vez no mês, e comecei a reparar na quantidade. contei (apenas aquelas que estavam evidentes) 53 capelas ao longo de 186Km, o que significa 1 capela a cada 3,5Km. como já havia fotografado algumas em viagens anteriores, resolvi publicar. taí o resultado. desde uma simples e modesta cruz, a capelinhas decoradas, flores, casinhas muradas, jardins requintados e bem cuidados. simplesmente sem palavras.

(maria fernanda)

terça-feira, 23 de setembro de 2008

domingo, 21 de setembro de 2008

texturas














(maria fernanda)


quinta-feira, 18 de setembro de 2008

coretos

barreirinhas, ma, 65590-970




aracaju, se, 49001-970




são cristovão, se, 49100-970




maceió, al, 57020-970


(maria fernanda)

terça-feira, 16 de setembro de 2008

fura-zóio continua...

já iniciei a consulta, agora, vamos ao que interessa.

1)
- senhora, a senhora tem algum problema de saúde?
- tenho, tenho sim, tenho aquele que paga todo mês, da carteirinha verde, com o caixão desenhado na capa, e que cobre doença, e se eu morrer, o enterro tá pago também...

2)
- senhor, olha aqui na direção da minha orelha enquanto eu examino.
(examinando)
- tô olhando mas não tô conseguindo, tô vendo seu brinco, tem dois brincos menores, mas se a senhora tirar o cabelo da frente, consigo ver a orelha toda.

3)
- senhora, minha mão está mexendo ou está parada? (passando defrente aos olhos)
- tôôôô.
- então, a mão, está mexendo ou está parada?
- tôôôô.
- a senhora precisa responder o que está vendo, minha mão, está mexendo ou está parada?
- tôôôô.
- por favor senhora, me ajude, a senhora está vendo minha mão?
- não.

4) (com a mão em frente as olhos mostrando dois dedos)
- estou mostrando quantos dedos pro senhor?
- cinco, né doutora, toda mão tem cinco dedos.

5)
- senhor, está vendo as letras lá na frente.
- estou sim.
- e quais são?
- sei não, só sei borrar no nome, e ainda borro mal.

6)
- senhora, esta é a receita para os óculos novos.
- mas e a senhora não vai dar a receita das lentes novas?
- sim senhora, esta é a receita para fazer suas novas lentes.
- ihhiii, mas eu queria fazer os óculos novos.

7)
- senhora, melhor assim (pausa), ou assim.
- c d e g
- sim, senhora, as letras são essas, mas para vê-las, melhor deste (pausa), ou deste jeito.
- c d e g
- eu sei senhora, 'c d e g', mas..., como fica melhor pra ver as letras, com esta lente (pausa), ou com esta?
- c d e g
- por favor, a senhora precisa me dizer como fica melhor, desse primeiro jeito que está agora (pausa), ou desse segundo jeito?
- c d e g

8)
- qual o colírio que o senhor usa nos olhos?
- aquele, do frasquinho pequeno, branquinho, que pinga nos olhos.

9)
- o senhor está usando os colírios corretamente?
- não, eu não sei como usar os colírios, quantas vezes no dia devo pingar.
- como o senhor está usando os colírios agora?
- assim ó: (puxa a pálpebra inferior pra baixo, e pinga uma gota do colírio)

10)
- pois não meu amor, o que houve com os olhos?
- meus olhos tão morto.

11)
- então senhora, assim ficou bom?
- c d e g

(e a vida, continua)

(maria fernanda)

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

só o bagaço - a letra e a rima

carro de apaixonado

carro de apaixonado tem que ter um som
pra chegar no calçadão e abrir o som
tomar uma geladinha escutando o som
carro de apaixonado não pode ficar sem som

eu tomei uma cerveja e abri o som
quando a galera parou pra ouvir o meu som
a turma calçadão se ligou no som
carro de apaixonado não pode ficar sem som

passou um cara gritando quer vender o som?
a polícia foi chegando mandou desligar o som
todo calçadão estava ligado no som
carro de apaixonado não pode ficar sem som

(repete tudo, quatro vezes, repito, quatro vezes)

(ai que vontade de passar maaaaallll)

segunda-feira


domingo, 14 de setembro de 2008

o viajante

"Se beber não dirija. Nem governe. Até aqui, em 40 meses de governo, o presidente Lula já cometeu 102 viagens ao mundo. Ou mais de duas por mês, tal como semana sim, semana não. Sem contar, ora pois, as até aqui, 283 viagens pelo Brasil. Hoje, dia 15, ele completa 382 dias fora do país desde a posse. E pelo Brasil, no mesmo período, 602 dias fora de Brasília. Total da itinerância presidencial, caso único no mundo e na História: Exatos 984 dias fora do Palácio, em exatos 1.201 dias de presidência. Equivale a 81,9% do seu mandato fora do seu gabinete. Esta é a defesa da tese de que ele não sabia e nem sabe de nada do que acontece no Palácio do Planalto. Governar ou despachar, nem pensar. A ordem é circular. A qualquer pretexto. E sendo aqui deselegante, digo que o presidente não é (nem nunca foi) chegado ao batente, ao despacho, ao expediente. Jamais poderá mourejar no gabinete, dez horas por dia, um simpático mandatário que tem na biografia o nunca ter se sentado à mesa nem para estudar, que dirá para trabalhar.
E o povão ainda aplaude e vota."

(joelmir beting??)

(um dia ainda jogo um tomate na cara desse presidente.
vou presa, na mesma hora.
mas vai ter tanta gente me aplaudindo na frente da cadeia, tanta gente me ovacionando,
que vou ser solta, na mesma hora.)

sábado, 13 de setembro de 2008

audi s6

em 2004, ou um ano antes, esse vídeo foi usado de maneira sugestiva como 'tratamento anti-rugas da audi'!!! nesse outro link tem um outro vídeo, com o audi S4. vale a pena relembrar.

rio tocantins - palmas


http://to.gov.br/redirect.php?url=http://www.recursoshidricos.to.gov.br/
(veja: últimas notícias)

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

rio são francisco - petrolina

uma foto amadora, de dentro do carro, em movimento, mas de contrastes coloridos exageradamente lindos.

fura-zóio

infelizmente, tinha tanta coisa pra contar, que devia ter tomado nota. algumas eu lembro, outras eu rio, a maioria eu esqueço. vamos lá pra algumas pérolas. um prólogo: sou médica, atendo apenas e tão somente sus, numa média de 500 pacientes/mês. aqueles que vão ao meu consultório, que 100% do tempo é em uma unidade móvel oftalmológica, vão fazer consulta, oftalmológica, pasmem. de início, tive dificuldade, como abordar o paciente assim que ele chega no consultório! fiz algumas tentativas...

1)
- senhor! booaa taardee!! no que posso ajudar?
- ué, ajudar? mas eu pensei que a senhora fosse a médica...

2)
- senhora! bomm diaaa! o que a senhora está sentindo nos olhos?
- nada, só vim consultar da vista.

3)
- bom dia senhor!! como vão os olhos?
- bem, muito, bem, e a senhora, vai bem?

4)
- senhor, bom diaa!!, pois não, o senhor veio consultar porquê?
- porque eu marquei a consulta no postinho.

5)
- senhor, bom dia. qual o motivo da sua consulta?
- motivo? motivo não sei, só sei que vim fazer exame dos óculos.

6)
- hum, boa tarde, veio fazer o exame pros óculos?
- vim não, vim mesmo fazer os óculos.

7)
- senhor! pois não?
- ããhn?

8)
- senhor, qual a razão da sua consulta?
- as vista.

9)
- a senhora veio fazer uma consulta de vista?
- nããão, eu vim mesmo porque tô sentindo uma dor nesse dente, achei que era o carro do dentista.

belas tentativas, agora, a depender da primeira resposta, continuo...

10)
- boa tarde. (silêncio)
- quero fazer óculos novo.

(maria fernanda)

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

futebol, dunga e cala a boca galvão

adoro assistir ao futebol; conheço algumas regras; mas não entendo bem sobre administração e narração de futebol. se bem que, nos últimos meses, sobre administração tenho aprendido um bocado, e sobre narração, tenho me irritado outro tanto também. primeiro porque, atletas que jogam em clubes internacionais com contratos milionários e de tantos anos, tem o que a perder se fizerem uma apresentação ruim (se não dizer miserável) na seleção brasileira? porque, se afinal, ganham tão bem lá fora, que menor diferença faz, a atuação aqui dentro? fazem poses de estrelas raras, chegam a não olhar para os fãs que implacáveis, ficam ansiosos a postos à frente do hotel, têm dificuldade pra ler o jogo (se nem ler sabem direito), e ainda, acham que a culpa é só do professor? aí vem ele, coitado, dunga, um ex-mediano-jogador eleito a técnico, que é vaiado e criticado em todo jogo, é exposto e desmoralizado por nove entre dez brasileiros, chamado de burro e comparado a uma vaca, e mesmo assim, consegue se manter a frente do time que diz que treina. ou é um pobre coitado que não percebe a hostilidade geral da nação, ou é bem pago pra fingir que não vê nada (encobrindo a desgraça moral da nossa cbf). hostilidade sim, porque até galvão bueno, um ferrenho e incansável e exagerado torcedor já o criticou. e por falar no narrador, fora todas as vezes que já, dentro do meu modesto espaço gritei, cala a boca galvão, mais uma vez chegou a vez de calar-se. contra o chile, robinho ao gritar, 'bora, bora, bora', conseguiu extrair do cérebro genial de galvão, aplausos e elogios, de motivação e dedicação à seleção. repetindo durante o jogo o tal do 'bora, bora, bora' como um mantra ao qual ele atribuiu o espetáculo do domingo. estimulou a crença (por parte dos jogadores, claro) que o mesmo trio de palavrinhas seria o amuleto da sorte necessário para mais um jogo sensacio-mal. porque sim, ao fim do hino, como se não bastasse aquele que só sabe driblar, mas todos os outros, em uníssono faziam vezes ao grito de guerra. como se um 'bom bora' fizesse 'boa bola'. raça virou coisa do passado: basta agora uma figa, um trevo e um talismã. mas na idéia do nosso narrador, isso mereceu um comentário positivista, que nos levou ao belo resultado pessimista. como acabei de escutar no jornal, 'os ingressos, caros, fizeram torcedores ficar em casa, e estes, talvez tenham acertado nem ir'... acertado??? em que época da história do nosso futebol, um carioca, um brasileiro, um torcedor, um canarinho economizou trinta reais e não foi ver a nossa seleção? a isso só há um verbete no bom e claro português: decepção. chega, tá na hora de mudar o grito, 'bora, bora, bora, tá na hora de ir embora, bora, dunga, bora galvão, bora ronaldinho e muda seleção'.

(maria fernanda)

oi

em 2004 eu comecei a fazer um blog, sugestão de um amigo. no início, eu publicava todos os dias, fotos dos eventos, fotos de amigos, músicas, e tudo mais. aos pouco a empolgação foi passando, eu deixei de colocar fotos (até porque no início, era bem complicado, precisava de um programa especial...), mandava uma ou outra coisa de veeeez em quando, até que, em 2007, cheguei a não postar nada. não que não tivesse nada, mas faltava, não tempo, faltava porquê. continuei escrevendo e colecionando, e resolvi voltar a publicar. como se não bastasse, importei todos os arquivos do outro blog (que na verdade, eram dois outros separados) e incluí tudo nesse, exceto as fotos de eventos que tinham ficado num tempo tão atrás, que já não convinha importar isso também. então, para aqueles que têm vindo agora, convém olhar um pouco o que tem antes, algumas coisas interessantes, outras nem tanto, mas assuntos diferentes. me empolguei de novo, cheia de idéias, muita informação guardada no computador pra publicar, e muita vontade de rever gente aqui! é isso.

sombra sem árvores

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

dois poemas

quem é você

quem é você que me desperta do sonho,
me embala em sono,
e corre nas veias?

quem é você que acende a luz,
preenche o vazio,
que aquece o frio?

quem é você que me cobra,
que me dispensa e reencontra,
desdenha e recomeça?

quem é você que me humilha,
me faz esperar e sonhar,
e jamais aparece?

quem é você, que tanto recebe,
aproveita,
descarta e
volta a cativar?

quem é você, que me usa, gasta,
casta,
confunde, ilude
e nada merece?



vazio

hoje faz 7 meses que te conheci.
são tantos dias em que sua imagem esteve presente.
será isso amor? será isso obsessão?
ou será a ilusão de um coração solitário que viu em você a chance de nascer?
foram poucos os dias em você foi realmente meu.
mas sua falta é enorme.
o que de tão especial você tinha,
- que desorientou tanto minha vida;
- desbravou segredos inéditos;
- inovou atitudes únicas?
o que houve de errado?
mais, impossível; menos, improvável.
o que restou de mim?
um elenco de dor, largado numa cama,
a espera de alguém que não esteve presente uma única vez.
meus versos lametam aquilo que jamais existiu: você.
meus versos falam daquilo que jamais acabou: amor.

(maria fernanda)

terça-feira, 9 de setembro de 2008

duas fotos

às vezes a gente até passa desapercebido...




mas às vezes é tão difícil desaparecer!!!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

tudo que você sempre quis dizer mas nunca teve coragem de escrever...

carta aberta a renato aragão

querido didi, há alguns meses você vem me escrevendo pedindo uma doação mensal para enfrentar alguns problemas que comprometem o presente e o futuro de muitas crianças brasileiras. eu não respondi aos seus apelos (apesar de ter gostado do lápis e das etiquetas com meu nome para colar nas correspondências).

achei que as cartas não deveriam sem endereçadas à mim. agora, novamente, você me escreve preocupado por eu não ter atendido as suas solicitações. diante de sua insistência, me senti na obrigação de parar tudo e te escrever uma resposta.

não foi por 'algum' motivo que não fiz a doação em dinheiro solicitada por você. são vários os motivos que me levam a não participar de sua campanha altruísta (se eu quisesse poderia escrever umas dez páginas sobre esses motivos). você diz, em sua última carta, que enquanto eu a estivesse lendo, uma criança estaria perdendo a chance de se desenvolver e aprender pela falta de investimentos em sua formação.

didi, não tente me fazer sentir culpada. essa jogada publicitária eu conheço muito bem. esse tipo de texto apelativo pode funcionar com muitas pessoas, mas comigo não. eu não sou ministra da educação, não ordeno e nem priorizo as despesas das escolas e nem posso obrigar o filho do vizinho a freqüentar as salas de aula. a minha parte eu já venho fazendo desde os 11 anos, quando comecei a trabalhar na roça para ajudar meus pais no sustento da minha família. trabalhei muito e garanto, trabalho não mata ninguém. muito ao contrário, faz bem! estudei na escola da zona rural, fiz supletivo, estudei à distância e muito antes de ser jornalista e publicitária eu já era uma microempresária.

didi, talvez você não tenha noção do quanto o governo federal tira do nosso suor para manter a saúde, a educação, a segurança e tudo o mais que o povo brasileiro precisa. os impostos são muito altos! sem falar dos impostos embutidos em cada alimento, em cada produto ou serviço que preciso comprar para o sustento e sobrevivência da minha família.

eu já pago pela educação duas vezes: pago pela educação na escola pública, através dos impostos, e na escola particular, mensalmente, porque a escola pública não atende com o ensino de qualidade que, acredito, meus dois filhos merecem. não acho louvável recorrer à sociedade para resolver um problema que nem deveria existir pelo volume de dinheiro arrecadado em nome da educação e de tantos outros problemas sociais.

o que está acontecendo, meu caro didi, é que os administradores, dessa dinheirama toda, não têm a educação como prioridade. pois a educação tira a subserviência e esse fato, por si só não interessa aos políticos no poder. por isso, o dinheiro está saindo pelo ralo, estão jogando fora, ou aplicando muito mal. para você ter uma idéia, na minha cidade, cada alimentação de um presidiário custa para os cofres públicos r$ 3,82 (três reais e oitenta e dois centavos) enquanto que a merenda de uma criança na escola pública custa r$ 0,20 (vinte centavos)! o governo precisa rever suas prioridades, você não concorda? você pode ajudar a mudar isso! não acha?

você diz em sua carta que não dá para aceitar que um brasileiro se torne adulto sem compreender um texto simples ou conseguir fazer uma conta de matemática. concordo com você. é por isso que sua carta não deveria ser endereçada à minha pessoa. deveria se endereçada ao presidente da república. ele é 'o cara'. ele tem a chave do cofre e a vontade política para aplicar os recursos. eu e mais milhares de pessoas só colocamos o dinheiro lá para que ele faça o que for necessário para melhorar a qualidade de vida das pessoas do país, sem nenhum tipo de distinção ou discriminação. mas, infelizmente, não é o que acontece.

no último parágrafo da sua carta, mais uma vez, você joga a responsabilidade para cima de mim dizendo que as crianças precisam da 'minha' doação, que a 'minha' doação faz toda a diferença. lamento discordar de você didi. com o valor da doação mínima, de r$ 15,00, eu posso comprar 12 quilos de arroz para alimentar minha família por um mês ou posso comprar pão para o café da manhã por 10 dias.

didi, você pode até me chamar de muquirana, não me importo, mas r$ 15,00 eu não vou doar. minha doação mensal já é muito grande. se você não sabe, eu faço doações mensais de 27,5% de tudo o que ganho. isso significa que o governo leva mais de um terço de tudo que eu recebo e posso te garantir que essa grana, se ficasse comigo, seria muito melhor aplicada na qualidade de vida da minha família.

você sabia que para pagar os impostos eu tenho que dizer não para quase tudo que meus filhos querem ou precisam? meu filho de 12 anos quer praticar tênis e eu não posso pagar as aulas que são caras demais para nosso padrão de vida. você acha isso justo? acredito que não. você é um homem de bom senso e saberá entender os meus motivos para não colaborar com sua campanha pela educação brasileira.

outra coisa didi, mande uma carta para o presidente pedindo para ele selecionar melhor os ministros e professores das escolas públicas. só escolher quem tem vocação para ser ministro e para o ensino. melhorar os salários, desses profissionais, também funciona para que eles tomem gosto pela profissão e vistam, de fato, a camisa da educação. peça para ele, também, fazer escolas de horário integral, escolas em que as crianças possam além de ler, escrever e fazer contas possam desenvolver dons artísticos, esportivos e habilidades profissionais. dinheiro para isso tem sim! diga para ele priorizar a educação e utilizar melhor os recursos.

bem, você assina suas cartas com o pomposo título de embaixador especial do unicef para crianças brasileiras e eu vou me despedindo assinando...

eliane sinhasique
mantenedora principal dos dois filhos que pari

ps1.: não me mande outra carta pedindo dinheiro. se você mandar, serei obrigada a ser mal-educada: vou rasgá-la antes de abrir.

ps2.: aos otários que doaram para o criança esperança: fiquem sabendo, as organizações globo entregam todo o dinheiro arrecadado à unicef e recebem um recibo do valor para dedução do seu imposto de renda. para vocês a rede globo anuncia: essa doação não poderá ser deduzida do seu imposto de renda, porque é ela quem o faz.

ps3.: e o dinheiro da cpmf que pagamos durante 11 (onze) anos??? melhorou alguma coisa na educação e na saúde durante esses anos? se você é um brasileiro patriota divulgue

(eliane sinasique é jornalista e radialista, responsável pelo programa de rádio toque retoque de maior audiência no estado do acre)

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

idiotice é vital pra felicidade

gente chata essa que quer ser séria, profunda, visceral. putz, coisa pentelha. a vida já é um caos, por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado do schopenhauer? deixe a pungência para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações, dores. no dia-a-dia, pelo amor de deus, seja idiota. ria dos próprios defeitos, tire sarro de suas inabilidades. ignore o que o boçal do seu chefe proferiu. pense assim: quem tem que carregar aquela cara feia, todos os dias, inseparavelmente, é ele. pobre dele.

milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo, soluções sensatas, objetivos claramente traçados mas não consegue rir quando tropeça? que sabe resolver uma crise familiar mas não tem a menor idéia de como preencher as horas livres de um fim de semana? sim, porque é bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas. e daí, o que elas farão se já não têm por que se desesperar? em suma: desaprenderam a brincar. eu não quero alguém assim comigo. a realidade já é dura; piora se for densa. dura e densa, ruim. brincar, legal. entendeu?
esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não falar besteira, não ser imaturo, não se descontrolar, não demonstrar o que sente. é muito não. dá pra ser feliz com tanto não? pagar as contas, ser bem- sucedido, amar, ter filhos - tarefa brava. piora, muito, com o peso de todos aqueles nãos. tenha fé em uma coisa: dá certo ser adulto e idiota. aliás, tudo fica bem mais fácil ser for regado a idiotice, bom humor. manuel bandeira foi um grande homem e um grande poeta. disse certa vez: "e por que essa condenação da piada, como se a vida fosse só feita de momentos graves ou só nesses houvesse teor poético?" estava certo.

empine pipa !!!!!!!!! adultos podem (e devem) contar piadas, ir ao fliperama, beliscar a bunda da mulher, sair pelados pela cozinha. ser adulto não é perder os prazeres da vida - e esse é o único "não" aceitável. teste a teoria. uma semaninha, pra começar. veja e sinta as coisas como se elas fossem o que são: passageiras. a briga, a dívida, a dor, a raiva, tudinho vai passar, então pra que tanta gravidade? já fez tudo o que podia para resolver o problema? parou, chorou, pediu arrego? ótimo, hora da idiotice: entre na internet, jogue pebolim, coma um churrasco grego. ta numas de empinar pipa no sábado? vá. quer conversar com sua namorada imitando o pato donald mas acha muito boçal? e é, mas e daí? você realmente acha que ela vai gostar menos de você por isso? ela não vai, tenha certeza. só vai gostar mais, porque é delicioso estarmos com quem sorri e ri de si mesmo. eu fico chateada por não ser tão idiota quanto gostaria; tenho uma mania horrível de, sem querer, recair na seriedade. então o mundo fica cinza e cada lágrima ganha o peso de uma bigorna. nessas horas não preciso de cenhos franzidos de preocupação. nessas horas tudo de que preciso é uma bela, grande e impagável idiotice. como sair pra jogar paintball - ou, melhor ainda, me olhar fixamente no espelho até notar como fico feia com os olhos vermelhos e o nariz escorrendo. como fico ridícula quando esqueço que tudo passa.

(ailin aleixo é colunista da revista vip, onde este artigo foi originalmente publicado)
reserve tempo para rir, é esta a música da alma.
reserve tempo para ler, é esta a base da sabedoria.
reserve tempo para pensar, é esta a fonte do poder.
reserve tempo para trabalhar, é este o preço do êxito.
reserve tempo para divertir-se, é este o segredo da juventude eterna.
reserve tempo para ser amigo, é este o caminho da felicidade.
reserve tempo para sonhar, é este o meio de ligar a uma estrela o carro em que viaja na terra.
reserve tempo para amar e ser amado, é este o privilégio dos deuses.
reserve tempo para ser útil aos outros, esta vida é demasiado curta para que sejamos egoístas.

(velha exortação inglesa)

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

mandala

mandala
desenho geométrico
papel, lápis aquarelável, quadradinhos de 3x3mm

(maria fernanda)

segunda-feira, 1 de setembro de 2008