panorâmicas

panorâmicas
a evolução do homem

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

bossa nova!




ontem, fui a um lual, cuja banda principal convidada, nós 4 (www.myspace.com/nos4brasil), de recife, tocou linda e maestralmente, de bossa nova a rock, de mpb a queen e nelly furtado, gilberto gil, jorge ben jor, bob marley, o que se quiser. o lual começou cheio, e meia hora depois de iniciado o show, havia bastante espaço sobrando. num pequeno suspiro da banda, escuto a frase desesperada de alguém em desagrado, ''chega bandinha, vamos agora tocar um pagode, parangolé, psirico''. affff. se mate!!! canções como 'desce com a mão no tabaco' (e neste caso tabaco não significa fumo), 'vaza canhão, vaza canhão' (e neste caso canhão não significa armamento militar), 'comer meu cuelinho' (e neste caso cuelinho não se escreve com 'o'), 'chupa, chupa, chupa que é de uva' (e neste caso uva não significa fruta) são preferência nacional nos dias de hoje. mas mesmo com essa frase solitária e infeliz do meu colega, a boa música se estendeu por duas horas, quando, lamentavelmente, chegou a hora de se despedir.

madrugada de domingo adentro e eu fuçando blogs e baixando músicas e fotos pro computador, a rede globo presenteia meu final de final de semana com o especial bossa nova, tão maravilhoso. e tão tarde por quê? por que não num sábado as três da tarde? enfim, essas preferências das telecomunicações definitivamente não competem a mim. de qualquer modo, me fizeram voltar aos anos em que fui apresentada à bossa nova, ainda adolescente. cantei alto e aplaudi, certa que mais meia hora de show e a vizinha ao lado daria uma vassourada na parede. a única coisa que faltou (e isso pode ser considerado uma falha grave), foi relembrar não somente o merecidamente tom jobim, mas também meu querido joão gilberto, o detentor dos créditos da criação.

de qualquer modo, a bossa nova está comemorando 50 anos e eu estou explodindo. na verdade, não me ocorreu publicar nada antes (outra falha grave), mas hoje, depois de um final de semana de boa música, não ia conseguir dormir sem antes dizer, quanto eu te amo bossa nova!!!




http://pt.wikipedia.org/wiki/Bossa_nova (um site de conteúdo ainda duvidoso mas nesse caso, bem completo)
http://www.salesdantas.com/noticias.php?id=3756 (notícias)

(maria fernanda)

Nenhum comentário: