panorâmicas

panorâmicas
a evolução do homem

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

nova gramática da língua portuguesa


viva a nova gramática. olha só como ficou mais fácil.

1) não se preocupe mais se a palavra tem acento. na dúvida, não coloque, é mais certo que não tenha. geléia não existe mais, porque afinal, o acento caiu. agora é geleia. isso pra quem sabia ler até a data do decreto. porque pra mim, e + ' = é, e sem ' = ê. sem o acento, meus filhos vão ler gelêia... mas tudo bem, vai ver, até lá, mudou o gosto do doce...

2) não se incomode mais com o hífen. se você errar, ninguém vai mesmo perceber seu erro. mas se você insistir, ficou fácil. se a vogal da segunda palavra é igual a vogal do prefixo, não usa hífen, mas se a vogal for igual mas tiver som diferente usa hífen, e se for diferente toda, usa o hífen, mas se terminar o prefixo com consoante e a segunda vogal tônica se tornar som de hiato, retira o hífen, e pra terminar, se colocar o hífen se reparar na vogal que vem depois da terceira consoante antes do final, acentue... (mas fique atento para as exceções)

3) não se aborreça com o trema. ele não existe mais. agora, você escolher, fala como se tivesse trema mesmo não tendo, fala como se não tivesse trema, e acentua. e nesse caso, o acento não some. eu extínguo a língua portuguesa, e você, extingUe?

(leia mais, leia muito, e estude, por favor!)

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/05/080516_portugues_reforma_jair_pu.shtml

http://www.mcpode.com/noticias/mudancas-na-ortografia-brasileira/#comment-8

http://www.siciliano.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2062517&ID=BD77BDD97D80A110F03070580&PAC_ID=24580&FIL_ID=102

"a beleza de qualquer coisa tem relação com sua individualidade, complexidade e singeleza. na língua portuguesa não é diferente. o que faz nossa língua ser linda é simplesmente o fato dela ser diferente de qualquer outra língua. ser única. agora tudo ficou mais fácil, e quem não sabia nada, continua não sabendo nada, mas com mais chance de acertar. isso faz com que se pense menos, se estude menos. e um país que estuda menos, pensa menos, cresce menos também."

(maria fernanda)

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu acho essa nova gramática um absurdo .Tudo q eu aprendi como fica???
O Lula só arrumou um jeito de se ajudar .Afinal ele é analfabeto!