eu adoro filme de época.
então agora, imagine-se num filme desses que se passam por volta de 1500, com os cavalos e cavaleiros percorrendo os feudos e as vilas, as pessoas correndo pra cima e pra baixo, os comerciantes em suas tendas, sujeira no chão, as casas com portinhas baixas, e janelas de ferro, as ruas de pedra e longas escadarias e ruelas apertadas e curvas, crianças correndo, tochas iluminando o caminho, água escorrendo das bicas e pronto
agora deixe tudo bem limpo, preparado pro ano de 2009, coloque luz elétrica, água encanada, veneziana nas janelas, cortinas brancas, flores nas varandas, barzinhos e restaurantes aconchegantes e venha conhecer saint paul de vence.
o primeiro relato deste lugar é de 41 a.c. depois não se encontra muita coisa, e por volta de 1100 surgem novas informações. em 1532, se não me engano (li isso lá), decidem transformar a vila em uma área murada para garantir segurança na região. afinal, de onde ele fica, dá pra ver o mar (azul, lógico!). aí tem aquelas informações de quem casou com quem pra virar conde e duque do lugar, mas o fato é que saint paul de vence sempre foi atração local e hoje é reduto de artistas que lá vivem e produzem, ateliers, bares e restaurantes charmosos, cafés, ruelas enfeitadas e coloridas.






(essa eu tirei pra você bolão. eles não têm assim uma latitude 9, mas colhem uvas na porta de casa, e se aconchegam na sombra das parreiras! beijos minha vidinha!)



p.s.: infelizmente, os banheiros, apesar de modernos, ainda são sujos... (talvez lembranças das épocas feudais?)... hehe...