panorâmicas

panorâmicas
a evolução do homem

sábado, 2 de dezembro de 2006

questão de opção

o orgulho seja talvez o maior dos defeitos.
a sensação eminente de humilhar-se ou ser humilhado – moralmente, psicologicamente – transcende qualquer vontade mais íntima do ser humano de se sentir valorizado. ‘segure as lágrimas, olhe com desdém, seja firme e polido’. quase conseguimos levitar de tanta indiferença. o breve passa como um longo intervalo entre a esperança insignificante e o desespero perturbador. anulamos nossa ânsia simplesmente pelo fato de não querermos aceitar o abismo gutural entre o nosso, e o caráter do outro.

talvez o orgulho seja a maior das qualidades.
porque a gente olha no espelho, no espelho da alma, e percebe que caráter não faz parte do pacote uterino. caráter se faz, se cultiva, se vive, se modela. se humilhar com a intenção débil de valorizar-se não lapida caráter nenhum; gangrena-o; o faz pútrido. estimar-se é justamente não abandonar o amor que temos por nós mesmos.

na maioria das vezes, acho que fico com a segunda opção. sábia eu ao modelar meu caráter. sorte a minha ter sido presenteada com o orgulho que faz de mim, alguém que se ama. valor meu, minha dignidade.

(maria fernanda)

Nenhum comentário: